Regimento Interno
Secretaria
Municipal de Saúde e Defesa Civil
Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e
Vigilância emSaúde – SUBPAVSuperintendência de Integração das Áreas de Planejamento – SIAPECoordenadoria de saúde da AP 5.2 – CAP 5.2
Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e
Vigilância emSaúde – SUBPAVSuperintendência de Integração das Áreas de Planejamento – SIAPECoordenadoria de saúde da AP 5.2 – CAP 5.2
REGIMENTO INTERNO DA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIACMS MOURÃO FILHO
2015
INTRODUÇÃO
O CMS Mourão
filho iniciou suas atividades em setembro de 2003, inicialmente como Programa
de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), sendo transformado em Programa de
Saúde da Família (PSF) em janeiro de 2006.
A elaboração
deste Regimento Interno foi solicitado na época pelo subsecretário de Promoção,
Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Drº Daniel Soranz, no ciclo de debates
da SUBPAV.
A primeira
versão deste regimento foi elaborada pelo Núcleo da Estratégia de Saúde da
Família (NESF) da Coordenadoria de Saúde da Área Programática 5.2 (CAP 5.2),
Supervisores de Território, Gerente Técnico e a partir de discussões prévias
realizadas pela equipe de saúde da família. Consideramos a necessidade de uma
revisão deste regimento nos próximos seis meses e uma revisão anual, devido a
eventuais mudanças no quadro funcionários, alterações na dinâmica comunitária e
o advento das Organizações Sociais (OS). Esta unidade conta com duas equipes de
saúde da família. O regimento interno será apresentado aos funcionários antes de
sua conclusão, a fins de avaliação, sugestões e aprovação.
Capítulo I
CMS, Equipe,
Área Geográfica e Clientes
1 –
Identificação do CMS
Centro Municipal de Saúde - Barra de Guaratiba
Coordenadoria de Saúde da Área Programática 5.2 – CAP 5.2
Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil – SMSDC
Subsecretaria de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde
- SUBPAV
Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
Estrada Barra de Guaratiba, 9.748 – Barra de Guaratiba.
Tel.: 3427-8562
RELAÇÃO DE PROFISSIONAIS
DO PSF BARRA DE GUARATIBA
|
||
NOME
|
CATEGORIA
|
VÍNCULO
|
Alessandra de Carvalho
do Prazeres
|
ACS
|
CLT
|
Alexandre de Jesus
Guimarães
|
ACS
|
CLT
|
Alice Ononeri Rodrigues
|
ACS
|
CLT
|
Amanda Martins dos
Santos Bessa
|
Gerente técnico
|
CLT
|
Amanda Pontes Rodrigues
|
Enfermeira
|
CLT
|
Andréa das Graças
Menezes da Silva
|
ACS
|
CLT
|
Bruno Pinheiro Dias da
Cunha
|
ACS
|
CLT
|
Cláudia Regina Morais de
Vasconcelos Ichayo
|
Médica
|
CLT
|
Elaine Campos Gonçalves
|
ACS
|
CLT
|
Ercília Gonçalves Ovídeo
|
ASB
|
CLT
|
Erik Gonçalves Mesquita
|
Médico
|
CLT
|
Juarez Rodrigues da
Silva
|
ACS
|
CLT
|
Jussara Cristina Marotta
Moraes
|
Cirurgiã Dentista
|
CLT
|
Katia do Carmo de
Carvalho Fernandes
|
ACS
|
CLT
|
Marcia Perrota Fernandes
|
Administrativo
|
CLT
|
Maria Izabel Chaves de
Oliveira
|
Enfermeira
|
CLT
|
Marta Labre Felisberto
|
Auxiliar de farmácia
|
CLT
|
Michele Souza de
Oliveira
|
ACS
|
CLT
|
Patrícia Tozato da Silva
|
ACS
|
CLT
|
Raquel Silva
|
Auxiliar de enfermagem
|
CLT
|
Rosana Siqueira
|
ACS
|
CLT
|
Sueli Ferreira de
Carvalho
|
Técnica de enfermagem
|
CLT
|
Valesca Dias Ferreira
|
ACS
|
CLT
|
ÁREA
GEOGRÁFICA DE ABRANGÊNCIA
A área geográfica de
abrangência da Unidade de Saúde da Família Barra de Guaratiba é constituída por
uma população de 5.614 habitantes, cujas comunidades são: Itapuca, Prainha, Santo Antônio da Bica, Vendinha,
Pocinho e Araçatiba.
TERRITÓRIO
GUARATIBA
DISTRITO
SANITÁRIO MONTEIRO-BARRA
FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES DOS
GERENTES TÉCNICOS
- Reportar-se, sempre que
necessário, aos supervisores de território;
- Gerir a Unidade de Saúde da
Família, em estreita relação com os supervisores de território;
- Garantir a Gestão da Unidade de
Saúde da Família, conforme a diretriz e princípios do SUS (equidade,
integralidade, humanização do atendimento) e diretrizes e atributos da
Atenção Básica/Estratégia Saúde da Família;
- Informar aos Supervisores de
Território, sempre que necessário, sobre problemas identificados no
desenvolvimento das ações e sobre os encaminhamentos demandados;
- Integrar as equipes Saúde da
Família e demais profissionais de saúde da Unidade de Saúde da Família com
a comunidade;
- Garantir que as equipes
desenvolvam suas ações, conforme as diretrizes da Estratégia Saúde da
Família (territorialização, cadastramento, diagnóstico de saúde, enfoque
familiar, integralidade da assistência, trabalho em equipe,
intersetorialidade, controle social, planejamento e avaliação e educação
permanente), no eixo da Linha do Cuidado;
- Cumprir com as atribuições
delegadas e/ou as determinações propostas e pactuadas pela CAP;
- Repassar as informações de
interesse do serviço para todos os profissionais de saúde lotados na
Unidade de Saúde da Família;
- Avaliar e monitorar as ações das
equipes SF e dos demais profissionais de saúde da Unidade de Saúde da
Família, mantendo atualizadas as informações contidas no painel de
monitoramento para ampla divulgação;
- Assegurar que o conjunto dos
indicadores e metas assistenciais, pactuadas entre a CAP e a SMSDC, seja
alcançado;
- Elaborar os relatórios técnicos
mensais e/ou outros necessários, descrevendo as principais atividades
realizadas, identificando obstáculos e apontando recomendações;
- Utilizar os Sistemas de
Informação de Saúde disponíveis para monitoramento/avaliação e
planejamento das ações das equipes;
- Atuar para garantir e melhorar a
qualidade das informações de saúde;
- Implantar as estratégias e
protocolos assistenciais, de encaminhamento, entre outros, da SMSDC;
- Garantir que as Equipes da
Unidade de Saúde da Família desenvolvam ações de promoção à saúde,
prevenção específica e de cidadania;
- Representar a Unidade de Saúde da
Família em reuniões administrativas e técnicas, junto à CAP, à SMSDC, ao
Conselho Gestor e/ou outras reuniões técnico-científicas;
- Incentivar e colaborar com a
pesquisa e produção de trabalhos científicos;
- Garantir a participação das
Equipes da ESF nas reuniões mensais com a comunidade;
- Garantir o acolhimento da demanda
espontânea e o maior grau de resolubilidade possível, entendendo que a
Unidade de Saúde da Família é a porta preferencial de entrada do SUS;
- Avaliar as necessidades de
capacitações e treinamentos, apontando para maior grau de resolubilidade,
para os perfis profissionais exigidos para o desenvolvimento das ações da
Atenção Básica à Saúde;
- Garantir que os auxiliares
administrativos mantenham atualizadas todas as rotinas administrativas,
bem como a alimentação de todos os Sistemas afeitos à Atenção Básica à
Saúde;
- Orientar o profissional
administrativo na supervisão dos serviços de limpeza, vigilância, na
manutenção de equipamentos, entre outros; monitorar e otimizar o tempo de
agendamento para as diferentes atividades ofertadas pela Unidade;
- Desenvolver outras atividades,
conforme for determinado e acordado.
Capítulo II
Missão, Visão e Valores
O CMS Mourão Filho tem por
missão:
Prestar
cuidados de saúde personalizados, humanizados, globais, equitativos e de
qualidade, promovendo a participação e autonomia dos cidadãos a quem presta
cuidados, garantindo resolutividade dos casos, com base nos princípios do SUS.
Assim como o desenvolvimento profissional e pessoal dos seus profissionais,
visando melhorar o bem-estar e a qualidade de vida de todos.
1. Visão
A finalidade é o
desenvolvimento do auto-cuidado e da autonomia da comunidade no seu
desenvolvimento.
Lema
A saúde é o nosso
objetivo, o trabalho em equipe é o caminho.
2. Valores
O potencial
humano é o bem mais precioso – as pessoas fazem a diferença. O sucesso da
unidade alicerça-se na confiança, na responsabilidade, na solidariedade, no
respeito e na transparência.
A preservação
do ambiente e a segurança dos cidadãos e dos profissionais são essenciais.
A educação
permanente e a partilha da informação, do conhecimento e da experiência são
fundamentais para o desenvolvimento de todos.
Capítulo III
Estrutura Orgânica e seu
Funcionamento
1. O CMS Mourão Filho está
organizado:
Estrutura Interna Geral
-estrutura de gestão
-estrutura de prestação de
cuidados de saúde.
Estrutura de Gestão
A estrutura de gestão
inclui:
-o Colegiado gestor
-o conselho geral
-o Gerente da Unidade
-o Conselho Técnico,
formado pelo responsável técnico médico e de enfermagem.
-Enfermagem
-Administrativa
-Formação Interna /
Desenvolvimento Profissional
-Formação Externa
-Sistema de Gestão da
Qualidade
-Comunicação Externa e
Imagem
Estes elementos têm as
seguintes composições, enquadramentos e competências.
Conselho Geral
O CG é
constituído por todos os elementos da equipe do CMS Mourão Filho, sendo reunido
semanalmente.
As decisões
respeitantes ao conjunto de todos os grupos profissionais são tomadas por
consenso ou, caso não seja possível, recorre-se ao voto secreto, contando cada
profissional com um voto. São aprovadas as decisões que obtiverem o maior
número de votos.
Nas questões
específicas de cada um dos grupos profissionais, as deliberações deverão ser
tomadas pelos elementos desse grupo profissional com a metodologia descrita no
parágrafo anterior.
São competências do CG:
1.Aprovar o Regulamento
Interno, os Planos de Ação e o Relatório de
3. Zelar pelo cumprimento
do Regulamento Interno e do Plano de Ação.
4.Pronunciar-se sempre que
está em pauta outra questão relevante para o
normal funcionamento do
PSF.
As deliberações necessitam
de ser aprovadas com uma maioria de 2/3
de votos.
Conselho Técnico
O Conselho
Técnico (CT), será constituído por um médico, um enfermeiro e um dentista
escolhidos pelos elementos de cada grupo profissional entre os detentores de
maior qualificação e experiência profissional, reúne uma vez por mês ou a
pedido de um dos seus elementos e trabalha em estreita colaboração com os
coordenadores das comissões das diferentes áreas do CMS Mourão Filho.
São competências do CT:
-divulgar, junto da
equipe, as normas emitidas pelas entidades competentes.
-promover procedimentos que
garantam a melhoria contínua da qualidade dos cuidados de saúde.
-avaliar o grau de
satisfação dos usuários do PSF e dos profissionais.
-manter atualizado o
Manual de Boas Práticas.
-promover a organização de
atividades de investigação e de formação.
-cada um dos elementos do
CT pode delegar competências a outro
elemento do respectivo grupo profissional do PSF.
Metas
de produção dos Profissionais de saúde
Equipe de Saúde da
Família:
Profissional
|
Nº de turnos / semana
(A)
|
Nº de ações de saúde por
turno
(B)
|
Nº de ações de saúde por
semana
(C) = (A*B)
|
Meta mínima de
acompanhamento (D) = (C*4)
|
Médico de Família
|
5
|
Consulta - 12
|
60
|
240
|
Médico de Família
|
1
|
Interconsulta (telemedicina ou consulta com apoio do NASF) - 10
|
10
|
40
|
Médico de Família
|
2
|
Visita domiciliar - 4
|
8
|
32
|
Médico de Família
|
1
|
Atividade de grupo e nas escolas e creches da área - 1
|
1
|
4
|
Médico de Família
|
1
|
Reuniões de equipe e atividades de Educação Permanente
|
-
|
Não
se aplica
|
Enfermeiro de Família
|
3
|
Consulta de enfermagem - 10
|
30
|
120
|
Enfermeiro de Família
|
1
|
Interconsulta (telemedicina ou consulta com apoio do NASF) - 10
|
10
|
40
|
Enfermeiro de Família
|
3
|
Visita domiciliar - 4
|
12
|
48
|
Enfermeiro de Família
|
2
|
Atividade de grupo e nas escolas e creches da área - 2
|
2
|
8
|
Enfermeiro de Família
|
1
|
Reuniões de equipe e atividades de Educação Permanente
|
-
|
Não
se aplica
|
Técnico de enfermagem
|
6
|
Sala de curativo, vacina, pré-consulta
|
-
|
-
|
Técnico de enfermagem
|
2
|
Visita domiciliar - 2
|
4
|
16
|
Técnico de enfermagem
|
1
|
Atividade de grupo e nas escolas e creches da área – 1
|
1
|
4
|
Técnico de enfermagem
|
1
|
Reuniões de equipe e atividades de Educação Permanente
|
-
|
Não
se aplica
|
ACS
|
6
|
Visita domiciliar de acompanhamento - 6
|
36
|
144
|
ACS
|
2
|
Acolhimento e humanização na unidade
|
-
|
-
|
ACS
|
1
|
Busca ativa e vigilância em saúde
|
-
|
Não
se aplica
|
ACS
|
1
|
Reuniões de equipe e atividades de Educação Permanente
|
-
|
Não
se aplica
|
Equipe de Saúde Bucal:
Profissional
|
Nº de turnos / semana
(A)
|
Nº de ações de saúde por
turno
(B)
|
Nº de ações de saúde por
semana
(C) = (A*B)
|
Meta mínima de
acompanhamento (D) = (C*4)
|
Cirurgião dentista de Família
|
5
|
Consulta - 8
|
40
|
160
|
Cirurgião dentista de Família
|
1
|
Interconsulta (telemedicina ou consulta com apoio do NASF) – 8
|
8
|
32
|
Cirurgião dentista de Família
|
1
|
Visita domiciliar – 4
|
4
|
16
|
Cirurgião dentista de Família
|
2
|
Atividade de grupo e nas escolas e creches da área – 1
|
2
|
8
|
Cirurgião dentista de Família
|
1
|
Reuniões de equipe e atividades de Educação Permanente
|
-
|
Não
se aplica
|
Auxiliar de
Saúde Bucal
|
6
|
Atendimento - 5
|
30
|
120
|
Auxiliar de
Saúde Bucal
|
1
|
Visita domiciliar - 4
|
4
|
16
|
Auxiliar
de
Saúde
Bucal
|
2
|
Atividade de grupo e nas escolas e creches da área – 1
|
2
|
8
|
4.1.1.4.Responsável
Técnico
O Coordenador de
Enfermagem, Medicina (CE) é o profissional escolhido para o Conselho Técnico. A
duração do mandato é de 2 anos, podendo ser renovado.
São competências do
Coordenador:
-coordenar a atividade,
garantindo o cumprimento do plano de ação, do regulamento interno e do Manual
de Boas Práticas;
-coordenar a substituição
dos profissionais de sua categoria.
-participar na elaboração
do plano de ação e do Relatório de Atividades.
-elaborar os horários dos
profissionais de sua categoria e o plano de atividades, para posterior análise
e discussão junto à gerência.
-proceder à avaliação de
desempenho dos profissionais de sua categoria e identificar necessidades de
formação.
-promover e apoiar a
participação dos profissionais nas áreas da formação e investigação.
-o profissional do CT pode
delegar competências a outro da mesma categoria no PSF.
-organizar as reuniões
clínicas.
-incentivar e dinamizar a
equipe na criação, manutenção e atualização de um
centro de documentação /
biblioteca.
-Coordenar do Sistema de
Gestão da Qualidade
-propor
atividades/projetos de pesquisa.
-dinamizar a equipe na
operacionalização dessas atividades/projetos.
-estimular e apoiar
propostas internas e externas de projetos de pesquisa.
-coordenar auditorias
internas no âmbito da qualidade.
Atribuições do agente
administrativo:
-identificar as
necessidades de formação na área administrativa.
-registrar e analisar a
correspondência, circulares normativas, circulares informativas, convocações e
orientações técnicas produzidas pela CAP, procedendo ao seu encaminhamento.
-registrar toda a
Legislação para seu conhecimento e aplicação, procedendo ao seu encaminhamento.
-Manter atualizado o
registro de ausências programadas de profissionais do PSF.
-proceder ao registro da
assiduidade de todos os profissionais do PSF, enviando o protocolo para o RH da
Cap.
-gerir as bases de dados
dos usuários e dos profissionais utilizadas no PSF.
-promover a elaboração das
instruções de trabalho para o Manual de boas práticas.
-participar nas reuniões
de coordenadores administrativos.
São tarefas mensais:
-registrar a assiduidade
de todos os profissionais.
-elaborar a escala mensal
da assiduidade de todos os profissionais do PSF e sua conferência no RH da CAP.
Coordenador de Comunicação
Externa e Imagem
São competências do
Coordenador:
-assessorar o CT.
-Divulgar o Guia do
Usuário do SUS.
-promover a distribuição
de folhetos informativos para os usuários.
-organizar os Murais do
PSF.
- Informar sobre fatos
pertinentes às questões sindicais e demais interesses dos funcionários.
-providenciar a manutenção
e atualização dos quadros e placas.
Estrutura de prestação de
cuidados
A estrutura de prestação
de cuidados é constituída por médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de
Enfermagem, Auxiliares de consultório dentário e Agentes comunitários de saúde,
organizados em 2 equipes cujo funcionamento é descrito no ponto seguinte.
2. O trabalho em equipe
multidisciplinar exige cooperação e comunicação entre todos os seus membros
para que seja eficiente. As reuniões e a existência de um sistema Organização Interna e Cooperação
Interdisciplinar de informação comum desempenham um papel fundamental na
consolidação do mesmo.
As principais estratégias
de desenvolvimento são:
Modelo de equipe
multidisciplinar – O PSF é uma rede de comissões
abertas com funcionamento
flexível e controle descentralizado. Cada comissão define-se pela presença das
competências nucleares para a saúde da família, podendo envolver um número
variável de profissionais.
Gestão interna feita por
objetivos expressamente discutidos e assumidos
por todos as partes junto
à gerência, através da elaboração conjunta do Plano de Ação.
•Definição
clara de tarefas e responsabilidades numa perspectiva de complementaridade.
Esta distribuição está definida no ponto seguinte deste regulamento.
•Manutenção
de um bom sistema de informação e de comunicação dentro
da equipe;
• Definição
das regras de articulação interna e de comunicação entre os
diversos grupos
profissionais;
•Treino
adequado dos diferentes elementos da equipe e atividades para
desenvolver a autonomia e
a auto-responsabilização dos profissionais.
Comunicação Interna
A comunicação interna no
PSF é feita por uma multiplicidade de meios, formais e informais, cada um deles
com as funções e conteúdos abaixo descritos, e a sua gestão é assegurada pelo
gerente do PSF.
Os meios, funções e
conteúdos são os seguintes:
Reunião semanal de equipe,
no momento inicial e quinzenal (colegiado gestor), após a inclusão das reuniões
de educação permanente. Em todas as reuniões do Conselho geral é dedicado à
prestação de informações a todos os profissionais com alertas para informação
muito importante e que pode ser consultada nos locais dedicados á informação em
suporte de papel e em suporte digital, neste caso, nos e-mails.
Informação em suporte de
papel com conteúdo para conhecimento de todos ou de alguns sectores ou grupo
profissional ficam acessíveis do seguinte modo à afixação em mural/local
próprio na sala de coordenação, durante 15 dias.
Arquivados em dossiê
próprio, junto ao livro de ponto/presenças por um período mínimo de 30 dias.
o Atas das reuniões do
Conselho Geral
o Atas das reuniões de
formação
o Apresentações / slides
das reuniões
o Textos, documentos e
protocolos do PSF
o Outros
Comunicação externa
O PSF desenvolve uma
estratégia própria de comunicação externa que inclui o desenvolvimento e
consolidação de uma imagem junto da comunidade. Esta função é , para fins
formais e institucionais, assegurada pelo(a) coordenador (a), apoiado(a) num
núcleo multiprofissional dedicado ao desenvolvimento desta função.
As Intervenções e Áreas de
Atuação dos Diferentes Grupos Profissionais que integram e/ ou colaboram com a
Equipe
Definidas para as
diferentes atividades no manual de boas práticas, em construção.
Capítulo IV
Compromisso Assistencial
1. O CMS Mourão Filho
encontra-se aberto entre as 8.00 e as 20.00 horas, de segunda a sexta-feira,
estando encerrado o atendimento aos domingos e feriados.
2. Definição da Oferta de
Serviços
Definição da organização
dos serviços oferecidos no CMS por toda a equipe e sua caracterização:
Carteira Básica de
Serviços.
Conjunto de Cuidados
gerais de saúde nas diferentes fases da vida à pessoa no seu contexto familiar e social. Integra cuidados
antecipatórios de educação e procedimentos preventivos, bem como resposta a
necessidades sentidas através de intervenções da equipe multidisciplinar.
Estas intervenções podem
desenvolver-se no seio da comunidade, nos domicílios dos usuários, ou no espaço
físico do CMS.
Inclui acolhimento
personalizado de qualquer um dos elementos da equipe técnica, envolvendo
aspectos administrativos e/ou de saúde, entrevista familiar, atividades de
grupo, cooperação intersetorial, consultas médicas e de enfermagem, atos
administrativos e gestão da lista de inscritos.
ATENDIMENTO PERSONALIZADO
1:
Iniciativa: Usuário.
População: Qualquer
cidadão.
Urgência: Sim ou não.
Objetivo: Avaliação das
necessidades, informação e orientação adequadas.
Local: Espaço físico do
CMS.
Modo de Contato:
Presencial ou por telefone.
Execução: Administrativo
(na maior parte dos casos), ACS, e/ou enfermeiro e/ou médico.
Prazo: aproximado a 30
minutos.
Tempo médio previsto: 5
-10 minutos.
ACOLHIMENTO DE SAÚDE PERSONALIZADO
2:
Iniciativa: Usuário ou
profissional.
População: Inscrita
Urgência: Sim ou não.
Objetivo: Avaliação de
necessidades de cuidados, aconselhamento e orientação.
Local: salas específicas.
Decisão de marcação:
Profissional (após acolhimento presencial ou por telefone do usuário).
Modo de Marcação:
Presencial ou por telefone.
Execução: Enfermeiro e/ou
médico, ACS.
1 Atendimento
Personalizado: entende-se por atendimento personalizado a interface cidadão –
CMS Mourão Filho.
2 Acolhimento em Saúde:
entende-se acolhimento em saúde as situações em que após o atendimento em saúde
conclui-se pela necessidade de uma intervenção específica.
Prazo: Aproximado a 60
minutos.
Tempo médio previsto: 5
-20 minutos.
VACINAÇÃO:
Iniciativa: Usuário ou profissional.
População: Inscrito.
Urgência: Não.
Objetivo: Execução do
Plano Nacional de Imunização e outras vacinas prescritas.
Local: Salas específicas
ou domicílio em situações particulares.
Decisão de marcação:
Usuário ou profissional.
Modo de Marcação:
Presencial ou por telefone.
Execução: Enfermeiro ou
técnico de enfermagem.
Prazo: aproximado a 30
minutos.
Tempo médio previsto: 5-10
minutos.
No que diz respeito às
consultas a tipologia adotada é a seguinte:
CONSULTA ABERTA:
Iniciativa: Usuário ou
profissional (quando um destes identifica que o problema tem critérios para ser
encaminhado para consulta no próprio dia Consulta Aberta).
População: Inscrita.
Urgência: Sim. (O problema
necessita ser avaliado no próprio dia, ou não pode esperar por uma consulta
programada).
Objetivo: Tratamento e
outros.
Local: Consultório.
Decisão de marcação:
Usuário e profissional.
Modo de Marcação:
Presencial ou por telefone.
Execução: Médico ou, se
necessário enfermeiro e médico.
Prazo: Próprio dia.
Tempo médio previsto: 10
-20 minutos.
CONSULTA AGENDADA:
Iniciativa: Usuário ou
profissional.
População: Inscrito.
Urgência: Não.
Objetivo: Procedimentos
preventivos, aconselhamento e/ou tratamentos.
Local: Consultório.
Decisão de marcação:
Usuários e profissional.
Modo de Marcação:
Presencial ou por telefone.
Execução: Médico ou, se
necessário enfermeiro e médico.
Prazo: Aberto, com
garantia de tempo máximo de 3 semanas para
situações não urgentes mas
com necessidades de curto prazo.
Tempo médio previsto: 20
minutos.
CONSULTA AGENDADA DOS
PROGRAMAS DE SAÚDE (SAÚDE DA CRIANÇA, SAÚDE DA MULHER , DIABETES, HIPERTENSÃO):
Iniciativa: Usuário ou
profissional.
População: Inscrito.
Urgência: Não.
Objetivo: Procedimentos
preventivos, aconselhamento e eventuais tratamentos.
Local: salas específicas.
Decisão de marcação:
Profissional (após acolhimento presencial ou por
telefone do utente).
Modo de Marcação:
Presencial ou por telefone.
Execução: Enfermeiro e/ou
médico.
Prazo: Aberto
Tempo médio previsto:
20-60 minutos.
CONTATOS TELEFÔNICOS:
Iniciativa: Usuário ou
profissional.
População: Inscrito.
Urgência: Sim ou não.
Objetivo: Avaliação de
necessidades e orientação.
Local: Salas próprias.
Decisão de marcação:
Usuário e profissional.
Modo de Marcação:
Telefone.
Execução: Profissional.
Prazo: Dentro do horário
de funcionamento do CMS.
Tempo médio previsto: 2 10
minutos.
CONTATOS INDIRETOS:
Iniciativa: Usuário ou
profissional.
População: Inscrito.
Urgência: Não. PODE HAVER
CONTATOS INDIRETOS URGENTES, devem ser sinalizados como tal.
Objetivo: Renovação de
receituário, Avaliação de resultados de exames solicitados pelo próprio médico.
Local: salas próprias.
Decisão de marcação:
Usuário e profissional.
Modo de Marcação: Presencial
ou pelo telefone.
Execução: Profissional.
Prazo: Dentro do horário
de funcionamento do PSF.
Tempo médio previsto:
execução 2 -10 minutos; tempo máximo de resposta 72 horas.
CONSULTA de SUBSTITUIÇÃO:
Iniciativa: Usuário ou
profissional (quando um destes identifica que o problema tem critérios para ser
encaminhado para consulta no próprio dia).
População: Inscrito
Urgência: Sim. (se o
problema necessita de ser avaliado no próprio dia, ou não pode esperar por uma
consulta programada).
Não (na ausência do
profissional para realização de serviços mínimos)
Objetivo: Tratamento e
outros.
Local: Consultório.
Decisão de marcação:
Usuário e profissional.
Modo de Marcação:
Presencial ou por telefone.
Execução: Médico ou, se
necessário enfermeiro e médico.
Prazo: Próprio dia.
Tempo médio previsto:
10-20 minutos.
CONSULTA/VISITA DOMICILIAR:
Iniciativa: Usuário ou
profissional (quando este identifica que a situação tem critérios para ser
observado no domicílio).
População: Inscrito.
Urgência: De acordo com a
avaliação do profissional.
Objetivo: Procedimentos
preventivos, aconselhamento e/ou tratamentos.
Local: Domicílio.
Decisão de marcação:
Profissional.
Modo de Marcação:
Presencial pelo cuidador ou por telefone.
Execução: Enfermeiro e/ou
médico.
Prazo: Aberto, com
garantia de tempo máximo de 72h para situações não urgentes mas com
necessidades de curto prazo.
Tempo médio previsto:
30-90 minutos (inclui deslocamento).
Justificativa
A finalidade
essencial do CMS Mourão Filho é a promoção e proteção da saúde da população
adscrita. Mantém-se, assim, o desafio de adotar um modelo de manutenção da
saúde, prevenindo a medicalização e a dependência dos usuários em relação a
práticas médicas e uso inadequado de recursos (tempo mal aplicado,
procedimentos e exames complementares desnecessários, medicação excessiva ou
inapropriada, etc.). Melhorar e manter em níveis adequados a acessibilidade dos
usuários às consultas médicas;
Objetivos gerais
•Mediar/regular
a oferta e os comportamentos de procura de consultas por parte dos usuários;
•Alargar
o âmbito dos contatos personalizados dos usuários com os elementos da sua
equipe de saúde familiar e promover o conceito e a prática de enfermagem de
família.
•Qualquer
usuário que solicite atendimento no próprio dia, por sentir necessidade, deverá
ser posto em contato com o seu médico de família ou enfermeiro de família, o
qual providenciará uma resposta adequada para a necessidade apresentada;
•Qualquer
usuário que solicite atendimento no próprio dia e não possa ser atendido pelo
seu médico de família, terá atendimento médico ou de enfermagem – obtendo
consulta médica nesse dia se se tratar de situação que o justifique ou ficando
com consulta marcada num dos próximos dias para o seu médico de família.
•Consulta
programada pelo médico ou pelo usuário é a que se destina a vigilância de
saúde, a controle de problemas e doenças crônicas, ou a follow up de episódio
de doença
•Consulta
não programada é a que é solicitada, em geral pelo usuário, pela percepção de
uma necessidade não enquadrada no âmbito definido para as consultas
programadas;
•Será
aberto um número adequado de vagas nas agendas de todos os médicos para
garantir o prazo máximo de 15 dias úteis para obtenção de consulta não programada;
• Existem
apenas dois tipos de “espaços” nas agendas médicas: as vagas abertas para
marcação por qualquer dos profissionais da equipe do PSF mediante a
classificação e as vagas exclusivamente para acompanhamento nos programas e
linhas de cuidado.
Incapacidade para o
Trabalho
A emissão do Certificado
de Incapacidade Temporária / Atestado requer a presença do doente. Só em
situações muito específicas e expressamente autorizadas por escrito pelo
médico, a renovação da baixa poderá ser solicitada através do Agente
comunitário de saúde (ACS).
Pedido de Renovação de
Receituário Crônico
Para facilitar a
requisição de receituário em situações de doença crônica, naqueles casos em que
o usuário não considere necessário o contato direto com o seu médico, o pedido
de receituário pode ser realizado através do atendimento do Agente comunitário
de saúde (ACS).
Este pedido poderá ser
feito presencialmente. Para tal, o doente deverá referir o seu nome completo e
número de cpf ao solicitar a medicação que esteja registrada no processo
clínico, bem como a dosagem e o número de embalagens pretendidas.
Estão contemplados os
seguintes outros procedimentos médicos no PSF:
• pedidos
de atestado de aptidão física e psíquica para o desempenho profissional -
requer consulta presencial.
•declaração
para inscrição / frequência de estabelecimento de ensino – será emitida a todas
as crianças que façam acompanhamento no PSF, não havendo necessidade de
consulta presencial se a criança tiver estado na última consulta do programa de
vigilância de saúde da criança.
Durante este
horário de funcionamento do PSF haverá, sempre, pelo menos um elemento de nível
superior, de preferência um de cada categoria profissional. Os regimes de
trabalho dos vários grupos profissionais são os possíveis pela legislação em
vigor e os horários são estabelecidos de acordo com os regimes de trabalho de
cada um dos profissionais.
Considera-se
troca de caráter pontual aquela em que um profissional se dispõe efetuar, por
um dia, o horário e as tarefas pertencentes a outro profissional do mesmo
grupo, comprometendo-se este último a substituir o primeiro. As trocas de
caráter pontual podem ser combinadas entre elementos do mesmo grupo
profissional, mediante comunicação ao agente administrativo.
As trocas para
a consulta de substituição devem ser registradas por escrito na escala que se
encontra na sala da administração.
Considera-se
troca de caráter definitivo aquela em que um profissional se dispõe efetuar,
definitivamente parte ou a totalidade do horário de outro profissional do mesmo
grupo, comprometendo-se este último a efetuar a parcela equivalente do horário
do primeiro. As trocas de caráter definitivo podem ser efetuadas entre
elementos do mesmo grupo profissional, mediante aprovação pelo gerente do PSF.
Qualquer
elemento da equipe, pode solicitar ao agente administrativo do PSF a alteração
do seu horário, mediante justificação e na impossibilidade de o melhorar
através de trocas. Sendo dado o limite de 1 mudança a cada 3 meses, de forma a
garantir a execução dos planejamentos.
PLANO DE FÉRIAS
As férias
devem ser marcadas de acordo com os interesses dos elementos do grupo, sem
prejuízo de se assegurar o regular funcionamento e compromisso assistencial do
PSF.
As ausências, em
simultâneo, para o gozo de férias, não deverão ultrapassar 1/2 dos elementos de
cada grupo profissional.
Se necessário, os meses
mais pretendidos devem ser rateados, de modo a beneficiar alternadamente cada
interessado, em função do mês gozado nos dois anos anteriores.
Cada elemento
deverá apresentar a sua proposta de férias até ao dia 28 de Fevereiro de cada
ano. O coordenador de cada grupo profissional elabora o plano de férias, tendo
em conta o exposto nos parágrafos anteriores, submetendo-o à aprovação do gerente
técnico do PSF.
O mapa de
férias só pode ser alterado por acordo entre o elemento interessado e o
coordenador do respectivo grupo profissional, mediante aprovação do gerente do
PSF.
SUBSTITUIÇÃO
A equipe que
integra o PSF assume o compromisso assistencial da sua população inscrita,
designadamente a substituição dos seus elementos em situação de ausência. Estas
ausências podem ser:
Programadas
(férias/formação/reuniões) -nesta situação o procedimento será o seguinte:
• não
deve haver marcações no período de ausência;
• em
caso de necessidade haverá escalas de prolongamento;
• nos
períodos de férias, congressos e formações, o número de profissionais ausentes
não deverá exceder 50% da totalidade de cada grupo profissional;
• o
PSF garante sempre a presença de 1 elemento de cada grupo profissional durante
o horário de funcionamento do CMS Mourão Filho;
Não Programadas (doença
súbita/assistência à família)
Nas ausências de curta
duração (até três dias úteis), estabelece-se o seguinte procedimento:
• informar
o mais precocemente possível o PSF;
•os
usuários programados terão nova marcação proposta, a qual deverá ser agendada o
mais breve possível;
• aos
usuários que necessitem ser observados naquele dia, será dada
orientação para virem à
consulta de acordo com sua classificação de risco;
• a
consulta de substituição deverá ser assegurada entre os profissionais
disponíveis.
Nas ausências prolongadas,
a ausência superior a 30 dias de qualquer elemento da equipe deverá ser gerida
da seguinte forma:
AUSÊNCIA EM CONGRESSOS,
ENCONTROS, JORNADAS, CURSOS E OUTROS EVENTOS CIENTÍFICOS
O agendamento
das ações, que possam interessar aos profissionais do PSF, deve ser realizado,
preferencialmente até Dezembro do ano anterior. Todos os restantes pedidos para
formação para o corrente ano devem ser solicitados até 20 dias antes da sua
realização. A calendarização e a planificação dos eventos científicos devem ser
agendadas na 1ª reunião de equipe de cada ano.
Os eventos
científicos classificados pelo grupo como mais importantes para a melhoria da
qualidade da prática clínica da Unidade terão prioridade de agendamento e
participação dos profissionais em relação aos restantes.
O profissional
de saúde deverá apresentar em reunião clínica uma “comunicação resumo” num
prazo máximo de 15 dias sobre a ação de formação freqüentada.
AUSÊNCIA PARA REUNIÕES,
AULAS E OUTRAS SOLICITAÇÕES RELACIONADAS COM A VIDA PROFISSIONAL
O profissional
de saúde deve programar com a maior antecedência possível as suas ausências e
de forma a não coincidirem com o seu horário de consulta e reuniões clínicas.
Os usuários
marcados ou a marcar deverão ser transferidos para outro dia próximo em função
das instruções do Médico e da urgência da situação, de acordo com a
classificação de risco.
Nessas
ausências programadas os profissionais de saúde deverão ter o cuidado, sempre
que possível, de gerirem as situações burocráticas e de rotina de forma a
evitar que os usuários tenham necessidade de recorrer à Unidade nesses
períodos, por motivos que possam ser agendados quando da presença do médico ou
do enfermeiro.
Serviços mínimos em caso
de ausência de um profissional
• Primeira
consulta na vida ao RN
• Doença
aguda
• Avaliação
de resultado de exames complementares
• Renovação
de medicação crônica
Capítulo V
Formação e Compromisso
para a Qualidade
Neste capítulo serão
descritos os compromissos da equipe em assegurar que os profissionais se mantêm
habilitados a exercer a sua profissão com a melhor qualidade possível.
1.Desenvolvimento
Profissional Contínuo
DESENVOLVIMENTO
PROFISSIONAL
Princípios
O desenvolvimento
profissional no CMS Mourão Filho deve sustentar-se nos seguintes valores e
princípios:
1. todos os membros da
equipe têm algo para ensinar e muito que aprender;
2. todos os elementos do
grupo aprendem com os próprios erros e com os alheios, devendo os erros ser
compartilhados num clima de sinceridade e honradez ;
3.a clínica diária deve
ser a “atividade-fonte” básica para a formação contínua;
4.o objetivo final da
formação contínua é o aumento da qualidade da prática diária e sobretudo a
melhoria da saúde do paciente.
Periodicidade das reuniões
As reuniões do CMS Mourão
Filho devem realizar-se semanalmente.
Duração das reuniões
As reuniões do PSF devem
estar programadas, em regra, para 90 minutos. Sendo seguida das reuniões
individuais das equipes onde deve ser priorizado o planejamento e discussão de
casos dos usuários.
Regras de funcionamento
das reuniões
As reuniões clínicas /
formativas são dinamizadas por um elemento da equipe a indicar, em cada caso,
pelo núcleo da formação.
As reuniões de carácter
clínico / formativo são abertas a todos os profissionais de saúde do PSF.
SISTEMA DE GESTÃO DA
QUALIDADE
Será elaborado
um sistema de gestão da qualidade que estará descrito no Manual da Qualidade. O
Manual da Qualidade refere os procedimentos adotados pelo PSF Fazenda Modelo.
A Coordenação
de todas as atividades relacionadas com a gestão da qualidade do PSF é efetuada
pelos coordenadores e pelo gerente do PSF.
A finalidade
deste Núcleo da Qualidade do PSF é dinamizar a evolução da para os parâmetros
que sucessivamente forem considerados os da excelência na prestação de serviços
de saúde.
objetivos gerais:
1 -satisfação do cidadão -
dar a melhor resposta possível às necessidades dos cidadãos das comunidades
abrangidas pelo PSF;
2 -desempenho profissional
-motivar os profissionais do PSF para um exercício permanente de qualidade;
3 -qualidade
organizacional -otimizar a qualidade organizacional do PSF.
Como descrito no Manual da
Qualidade, a avaliação da atuação do CMS Mourão Filho será efetuada através da
monitorização de um conjunto de dados obtidos através de informações com as
seguintes origens:
17.1 Satisfação do Cliente
Considerando-se como
clientes os usuários, que colocarão suas demandas a partir de entrevistas
aleatórias na porta de entrada e a partir de “caixa de sugestões” onde os
mesmos poderão depositar suas demandas para posterior avaliação pela gerência
da unidade.
Outros fatores relevantes:
•população
inscrita no PSF;
• dotação
em recursos humanos, nas suas várias vertentes;
• atividade
dos vários grupos profissionais, nomeadamente consultas e atos
dos vários tipos.
A frequência anual destas
análises comparativas permite monitorizar o desempenho do PSF.
17.3 Satisfação
profissional dos trabalhadores do PSF
Internamente, o CMS Mourão
filho promoverá a avaliação a cada 6 meses sobre satisfação profissional dos
trabalhadores através de um questionário adequado a esse fim.
17.4 Auditorias Internas
da Qualidade
A
responsabilidade pelo planejamento da realização de auditorias internas da
qualidade é do Coordenador do Serviço de Gestão da Qualidade, que elabora um
Plano Anual de Auditorias Internas da Qualidade abrangendo as áreas do PSF
consideradas prioritárias.
17.5 Monitorização e
avaliação dos processos
A monitorização dos
processos é efetuada a partir de indicadores com metas
quantificadas anualmente,
estabelecidas para cada uma das atividades no Plano de Ação do PSF. É efetuada duas vezes por ano,
em Setembro e Dezembro. A análise dos resultados da medição desses indicadores
em Setembro, permite a tomada de ações preventivas no sentido de evitar o não
cumprimento dos objetivos definidos para o ano em curso, caso se verifique uma
tendência que configure o seu não cumprimento na avaliação a ser feita em
Dezembro.
17.6
Análise das não- conformidades e das reclamações
O controle das
não-conformidades destina-se a assegurar que estas são identificadas e controladas,
introduzindo-se melhorias no funcionamento do PSF. O PSF, em face de uma
não-conformidade relatada, toma uma ou mais, das seguintes medidas:
•dá
solução à não-conformidade relatada;
•autoriza
a sua manutenção (caso não ponha em causa a qualidade da prestação do serviço)
por um período bem definido, sendo tal autorização da responsabilidade do seu
Coordenador;
• toma
a ação necessária (ação corretiva/preventiva) de modo a evitar a sua
recorrência.
REGISTROS
16.1 Atas de reuniões
Todas as reuniões
efetuadas no PSF deverão ficar registradas em ata que será arquivada na
administração.
16.2 Registros Clínicos
Todos os atos clínicos têm
de estar registrados nos prontuários de família.
16.3
Registros administrativos
Todos os atos
administrativos têm de estar registrados
PLANO DE AÇÃO
O Plano de Ação será
elaborado pela equipe. Terá uma vigência anual, após aprovação em reunião de
equipe.
RELATÓRIO DE ATIVIDADES
O Relatório de Atividades
deverá ser elaborado anualmente com o prazo limite de 31 de Março do ano
seguinte a que se refere.
EXCLUSÃO DE ELEMENTOS DO
CMS Mourão Filho
Quem de forma
sistemática desrespeitar o presente regulamento, contribuir para o não
cumprimento dos objetivos do CMS Mourão Filho, der uma má imagem ou criar um mau
ambiente interno, poderá ser excluído do Grupo. Numa primeira fase caberá ao
Gerente chamar a atenção para a situação. Caso os problemas continuem deverá o
assunto ser levado a uma reunião do grupo profissional respectivo onde a
questão será analisada. Se as questões persistirem serão aplicadas advertências
disciplinares, suspensão e possível demissão.
Capítulo VI
Disposições Finais e
Transitórias
1.Dúvidas e Omissões
As dúvidas e omissões do
presente regulamento serão resolvidas por maioria de 2/3 dos elementos da USF,
incluindo o gerente técnico.
2. Subscrição do
Regulamento Interno por todos os Profissionais
3. O Regulamento Interno
produz efeito a partir do 7º dia após sua aprovação na reunião de equipe do
PSF.
0 comentários:
Postar um comentário